w


 
Aceitamos
 
Digitação
 
Dias para passar na prova de digitação

 

 

Essencial para quem pretende tornar-se exímio datilógrafo e ser aprovado em qualquer prova de digitação.Chamo a especial atenção das pessoas acomodadas e negligentes: DIGITAÇÃO REPROVA!
Conheço alguns jovens em Brasília que obtiveram êxito em todas as fases dos concursos que fizeram e perderam exatamente na prova de DATILOGRAFIA.
Portanto, todo o cuidado é pouco!
“Cata milho” ou “patilógrafo” dificilmente será aprovado nesse tipo de prova.
Quem sonha alto e pretende ser exímio “datilógrafo”, tem que reaprender a digitar dentro da técnica e com rapidez.
Basta que leia, com atenção, todas as orientações que constam na obra e, principalmente, treine muito por meio dos textos nela apresentados.

 

 

Primeira Parte
Instruções para o aprendiz.

 

Não movimente os braços, pulsos e mãos. Todo o movimento deve ser feito somente pelos dedos. A batida deve ser leve, no centro da tecla. Não aperte (empurre) a tecla. Bata-a e solte-a imediatamente. Bata as teclas com a mesma força e com igual ritmo.
Não corra no início da aprendizagem. “Quem corre cansa”. Bata devagar e com ritmo. A velocidade virá com o tempo, naturalmente.
Digite a lição até conseguir batê-la sem erros. Bata somente (2)duas hora por dia. Mais do que isso é muito cansativo e improdutivo.
Só passe para outra lição se a que estiver batendo ficar cem por cento certa, como a do texto original, inclusive na estética.
NÃO OLHE PARA A O MONITOR! NÃO OLHE PARA O TECLADO! OLHE PARA O PAPEL, OLHE PARA O MONITOR somente depois de terminar de digitar o texto, para verificar os erros.
Não precisa aprender a bater o teclado dos números. Aprenda a bater somente as letras, acentos e pontuação.
Poderá bater todas as lições de qualquer método usando espaço 1 (um) entre linhas, para economizar papel. No entanto, é bom saber que o espaço 1,5 é o normalmente usado em concurso.
Para bater a tecla do espaço, use sempre o polegar da mão esquerda quando a ultima letra digitada com a mão direita e vice-versa.
Em Datilografia, a prática é tudo. Portanto, treine com freqüência. Não passe longos períodos sem digitar. Treinando (1) hora por dia, de segunda a sexta, é suficiente.
Antes de começar bater o texto, não se esqueça de anotar as horas, para que, ao terminá-lo, saiba exatamente quantos minutos gastou. Anote o tempo gasto no próprio papel em que bateu o texto.
Só comece a bater os textos depois de terminar todas as lições do método que estiver usando. Após terminar de bater o texto a primeira vez, analise detidamente os erros que teve. Bate-o novamente, a fim de eliminar, o máximo possível, esses erros. Passe, então, para outro texto. Não bata o mesmo texto mais de duas vezes seguidas.
Se seguir à risca todas as orientações acima, aprenderá a digitar com SEGURAÇA, EFICIÊNCIA, RAPIDEZ e será um ótimo datilógrafo.

 

 

Modelos de prova/textos para digitação
 
MODELOS DE PROVA DE DIGITAÇÃOTJ-SP
MODELO DA PROVA DE DIGITAÇÃO PC-PR
TEXTOS PARA PROVA DE DIGITAÇÃO - 1
TEXTOS PARA PROVA DE DIGITAÇÃO - 2
   
 

SCLN 314 Bloco D Sala 214 - Asa Norte - Brasília - DF
Tel/Fax: (61) 3274 - 2824
Copyright © Grupo Faifer - 1992 - 2019 - Todos Direitos Reservados